22 fevereiro, 2012

A Dor

A Dor - Augusto dos Anjos
Chama-se a Dor, e quando passa, enluta
E todo mundo que por ela passa
Há de beber a taça da cicuta
E há de beber até o fim da taça!
Há de beber, enxuto o olhar, enxuta
A face, e o travo há de sentir, e a ameaça
Amarga dessa desgraçada fruta
Que é a fruta amargosa da Desgraça!

E quando o mundo todo paralisa
E quando a multidão toda agoniza,
Ela, inda altiva, ela, inda o olhar sereno

De agonizante multidão rodeada,
Derrama em cada boca envenenada
Mais uma gota do fatal veneno!


Cocaina - Marcelo Nova
A Dor , e suas várias formas de serem expostas , na poesia, na música , na pintura...
Mas sempre A Dor.
Como o próprio Marcelo Falou , essa música não faz apologia a nenhuma droga, ela fala sobre a DOR humana e nossas vãs tentativas de anestesialas ....

Então eu paro para pensar ...

5 comentários:

Julya disse...

Acho que a dor é uma espécie de frustração sabe... Tanto a frustração do corpo, quando sua vontade é uma e seu condicionamento é outro, ou a situação não convém; ou uma frustração da mente, que deseja, espera, idealiza algo e não tem uma resposta esperada.

neurônio insólito disse...

verdADE Julya .... pensando bem pode ser

Karen Reis disse...

A única coisa que consegue sessar
(anestesiar) a DOR é a morte! ou não, ainda tenho dúvidas quanto a minha afirmação(será que depois de mortos as dores sessarão realmente?!). shauashuahs. Mas sei lá, quem sabe a dor seja uma ilusão criada pelo homem ou talvez, quem sabe ela sempre existiu na essência do ser, e a partir disso somos apenas programados para maquiar a dor com outros sentimentos como: a própria dor, o amor e blá,blá,blá ...

Julya disse...

Que ela sempre existiu acho realmente que sim amiga... Mas falar em ilusão já não sei sabe... A dor é muito real, é uma coisa que sentimos,que incomoda, que machuca... Ilusões... depende do sentido também... Nossa vida pode ser uma ilusão, nossos desejos, nossos planos, nossos sonhos... Tanta coisa, quem sabe também a dor né? Acho que o ser humano surgiu, nasceu, cresceu, com o intuito de se sentir bem sabe, de ser feliz... Por isso busca-se a todo instante momentos de felicidade... Não estamos acostumados ao fracasso, por isso vem a dor, ela traz a certeza que não conseguimos obter êxito naquilo que tanto almejávamos e não vamos consequentemente conseguir ficar felizes... Daí surge a dor como algo ruim; não ruim, apenas por ser ruim, sem motivos, mas por ser contrária a felicidade, o ideal, a finalidade, o lado bom.

Julya disse...

Quanto aos mortos... Ah, acho que eles não param de sentir dor amiga... De acordo com o que fizeram e com seus merecimentos, sentem dores, arrependimentos, angústia, mágoa... A morte não é um fim, certamente... É um recomeço... Cabe a nós, sabermos aroveitar a vida e vivê-la de modo saudável, cuidando de nosso corpo e de nossa mente, nos fazendo bem, fazendo o bem pras pessoas ao nosso redor... Assim acho que gozaremos de uma vida após a morte com tranquilidade e paz.