09 março, 2011

Educação + Puma + shopping-Recife = VERGONHA

Educação + Puma + shopping-Recife = VERGONHA

A cada vez que vou a um Shopping Center entendo o que Karl Marx escreveu sobre a sociedade e o consumo, as pessoas são apenas consumidores em uma sociedade de consumo desenfreado. Você leitor agora pensa, qual a novidade em saber isso, todos sabemos que os grandes centros de compras são verdadeiras odes ao consumo, eu penso o mesmo, só que agora entendo de tudo piorou ao ver uma propaganda da loja Puma no shopping Recife ( ver as fotos abaixo).
No início do ano em seu discurso de posse a Presidenta Dilma Rousseff afirmou categoricamente “Os professores são as verdadeiras autoridades da educação”, o ano então inicia com uma afirmativa que pode sim mudar os conceito capitalistas que envolvem a educação mercantil, políticas de novas condutas na educação e ações governamentais indicam uma mudança no desgastado e precário sistema educacional brasileiro , O Brasil ficou 88º lugar no ranking mundial de educação, elaborado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Ao ouvir a afirmação da nossa Presidenta vemos um novo horizonte no mar sombrio. Ao se deparar com essa propaganda da empresa Puma vemos o quanto o mercado capital está contribuindo para a formação de crianças e jovem de um país precário na educação. Sim somos apenas consumidores levados no caminho definido pelo mercado dominador. È uma vergonha, saber que uma empresa Alemã como a puma (valor da marca estimado em US$ 3.154 bilhões, faturamento anula de €2.46 bilhões) afirme em suas propagandas a falta de valor da educação, o desrespeito a categoria que trabalha por um país melhor.

Acredito ainda nas palavras de Dilma Rousseff, vou trabalhar de forma incansável como muito colegas para que esse quadro mude e tenho a obrigação moral e social de divulgar esses acontecimentos.
Pois bem caro amigo leitor, passe no Shopping-Recife , vá a loja da Puma ( perto da praça de alimentação piso superior) Pare, pense e não compre.

38 comentários:

Ciça disse...

Vergonhoso mesmo!!!

neurônio insólito disse...

chega de ser passivo
temos que passar isso pra todo mundo .

Anônimo disse...

sinceramente é uma propaganda de negações! tem efeito de mercado... chama atenção pq descreve atitudes incoerentes. vc acha mesmo e sugere que a idéia do publicitário era de passar uma imagem negativa ao estudante? uma imagem errada justamente para o seu público alvo? não estude ou qualquer coisa do tipo? certamente não é para se ler e pensar: poxaaaa vou fazer isso! é algo pra chamar atenção, por isso está em uma vitrine. não se trata de apologia a arruaça e afins. não considero uma propaganda feliz, de fato quem a fez podia ter centenas de idéias melhores e maiores. só acredito que não se trata desse TUDO. é menos, bem menos. e se o papel real é despertar pensamentos e chamar atenção conseguiu, né? afinal estamos aqui comentando sobre... =)

neurônio insólito disse...

sr.ou sra anônimo ( gostaria de saber que você é)
Propagandas de negação não ferem os princípios sociais , considerando o público alvo da puma , fica claro , diria até óbvio, que eles não estão tão preocupados com a educação , rankings, estudantes e tudo mais , é apenas uma das muita empresas do sistema capital, que montam maneiras de desvirtuar os fundamentos pensando exclusivamente no lucro .
claro que a propaganda estimula a “rebeldia” que tanto vende entre adolescentes , mas não concordo que brincar com a educação , a saúde , a moradia , por exemplo, seja uma boa maneira de “vender”. Penso que seria o mesmo que criar uma propaganda mostrando pessoas morrendo e escrever embaixo da foto “aqui você não morre! Compre saúde , você pode e não interessa o resto da saúde pública ”. concordo em partes com você mas acho a propaganda é excludente , antisocial, alienadora e um afronto a educação e a inteligência das pessoas não senso comum.

Anônimo disse...

ah osvaldo.. se vc nao estudou publicidade posso fazer nada, so acho que vc deve estar se achando o maximo porque escreve bonito, estudei com vc no cursinho e acho que vc se acha o gostosao demais... por favor ne... so usa roupas de marca, carro novo de marca e acha que so pq a puma incita a propaganda inversa pra chamar atenção por estratergia de marketing que por sinal funcionou com um otario feito vc... vc mesmo incita ao consumo exacerbado.. se echerga

Fernanda Bérgamo disse...

O anônimo que me perdoe, mas, se era para a propaganda chamar a atenção, que tal chamar de uma forma mais positiva, mais construtiva? Não acho isso pouco não e concordo com Osvaldo. Precisamos repassar, refletir, discutir, alertar... A indignação, nessa situação, é o sentimento dos coerentes.

neurônio insólito disse...

anônimo primeiro fico feliz de você ter estudado comigo , e venceu no vestibular , não acho um problema consumir ! é necessário para sustentação social em suas escalas e demandas .o problema que esse tipo que propaganda gera o tão clássico consumo burguês. Lembra dos processos feudais , pois é , bem antigo isso não ?
Não estudei marketing não , sou apenas pessoa comum , não senso comum , é uma pena que os pseudos-marketeiros não se preocupem com o bem estar social,tenho amigos de marketing e publicidade que viram a propaganda e detestaram, e eles também apresentam um senso crítico apurado.
Sr. Ou sra. Anônimo( pode se identificar, coragem nas suas palavras e na sua vida), calma! sem ofensas pessoais , calma!! essa é minha opinião e respeito a sua . você portador ou portadora de um diploma já deve ter conhecimento suficiente para elaborar pensamento coerentes a cerca de atitudes comuns de pessoas comuns no mundo comum. Vale lembrar Friedrich Nietzs cheque falou “devemos ser superior a uma classe de pessoas , com nosso conhecimento, estado de espírito e desprezo”
Pois bem essa é minha opinião no meu blog e fico feliz por você compartilhar o seu pensamento aqui , vale para que as pessoas possam entender melhor sobre o senso comum que falo sempre.
Como disse minha estimada amiga Bérgamo “A indignação, nessa situação, é o sentimento dos coerentes.”

neurônio insólito disse...

CALMA GALERA CALMA !

vamos com calma temos que respeitar opniões . vou deletar qualquer comentário absurdo ou ofensivo

neurônio insólito disse...

acabei de deletar alguns comentários ... galera vamos respeitar as opiniões, sem ofender ninguém. vamos ser inteligentes e falar coerente.
Essa é a função do post , gerar pensamento crítico... funcionou !

Anônimo disse...

Graaande Osvaldo!! =D tenho orgulho de professores assim como vc viu? Melhores lembranças de 2007eram as aulas..^^ Mas não se preocupa, SÃO PESSOAS QUE ASSIM COMO VC FAZEM A DIFERENÇA E PERMITEM QUE O ENSINO NESSE PAÍS SEJA O MELHOR POSSÍVEL, quando existe um monte de "educadores",que só passam na vida da pessoa; eu PESSOALMENTE CAMILA, acredito e vejo no SEU ensino o futuro da educação, dedicação enfim. ;* Bjs

Anônimo disse...

caramba! Osvaldo apenas escrevi o primeiro post, viu? não concordei com você! e virou isso? eu não ofenderia você e muito menos sua opinião! debate serve pra isso, né? não são as mesmas pessoas! e o outro anônimo precisa primeiro aprender a escrever, né? e como eu disse : não considero uma propaganda feliz, de fato quem a fez podia ter centenas de idéias melhores e maiores. =)

Anônimo disse...

ahhhh sou sua fã e de Nanda Bérgamo! uma das coisas que aprendi com vcs foi questionar! e acho que aprendi bem! =)educação é básico meu povo! #ficadica!

Anônimo disse...

Oi, aqui é Sérgio Filipe, estudei com vc em 2008 xD. Bom minha opinião é a seguinte...tudo bem que o público alvo são os adolescentes/jovens em idade escolar, mas só que quem compra o produto para esses adolescentes/jovens pelo menos na grande maioria dos casos são os pais. E eu vejo muito pai por aí que nao ta nem aí pra a formação moral/ética de seu filho. E isso tem que mudar também! No momento em que os pais começarem a nao bancar produtos como esses, é que os filhos vao parar pra pensar que algo está errado.

Anônimo disse...

Não precisa ser especialista em publicidade para saber que o marketing deveria ser amoral, mas as vezes é imoral. Concordo com o professor Osvaldo. O resto é comentário de quem se identifica com a barbárie...

Anônimo disse...

Oswaldo concordo com vc. Esse apelo publicitário só confirma a inversão de valores pela qual a sociedade contemporânea passa. Mas o criador deste anúncio com certeza vai refletir sobre o que ele está fazendo quando ele for vítima das suas próprias idéias.

Anônimo disse...

Você passa em uma faculdade federal ou estadual que precisa ter excesso de estudo pra entrar nela (veja que contraditório com a propaganda), faz um curso de licenciatura, letras, ciências sociais por exemplo, e aprende o tempo todo sobre a educação do país, como mudá-la, como olhar pra ela de forma questionadora e tentar solucionar os problemas presentes nela (já que os verdadeiros responsáveis não resolvem os problemas dela). Daí você encontra uma multinacional, com propagandas quem incentivam as práticas que auxiliam em mais e mais alunos analfabetos ou aqueles que leem mas não são capazes de interpretar uma leitura... As pessoas querem a qualquer custo ganhar clientes da forma mais baixa possível, seria como se por exemplo existisse uma propaganda escrito "Seja radical, jogue tudo que for sujo no chão, saia pichando os muros...", enquanto tem zilhões de pessoas/profissionais dando o maior duro pra cidade ficar limpa. Só quem luta por uma educação melhor todos os dias neste país, que entra numa sala de escola pública na qual tenta fazer com que jovens ausentes de educação até na própria casa por motivos X sejam envolvidos pela magia da dedicação de um profissional da educação na sala de aula. Só quem se dedica todos os dias para uma educação de qualidade para seus alunos, sabe o quanto "fere" uma propaganda deste tipo.

Anônimo disse...

Você passa em uma faculdade federal ou estadual que precisa ter excesso de estudo pra entrar nela (veja que contraditório com a propaganda), faz um curso de licenciatura, letras, ciências sociais por exemplo, e aprende o tempo todo sobre a educação do país, como mudá-la, como olhar pra ela de forma questionadora e tentar solucionar os problemas presentes nela (já que os verdadeiros responsáveis não resolvem os problemas dela). Daí você encontra uma multinacional, com propagandas quem incentivam as práticas que auxiliam em mais e mais alunos analfabetos ou aqueles que leem mas não são capazes de interpretar uma leitura... As pessoas querem a qualquer custo ganhar clientes da forma mais baixa possível, seria como se por exemplo existisse uma propaganda escrito "Seja radical, jogue tudo que for sujo no chão, saia pichando os muros...", enquanto tem zilhões de pessoas/profissionais dando o maior duro pra cidade ficar limpa. Só quem luta por uma educação melhor todos os dias neste país, que entra numa sala de escola pública na qual tenta fazer com que jovens ausentes de educação até na própria casa por motivos X sejam envolvidos pela magia da dedicação de um profissional da educação na sala de aula, que se dedica todos os dias para que a educação seja de qualidade para seus alunos, sabe o quanto "fere" uma propaganda deste tipo.

Anônimo disse...

Odiei essa propaganda e me faz parar pra pensar o motivo do Brasil nao ir para frente em relação a educação!

Anônimo disse...

Galera, boicotem essas marcas todas aí!!
Há tanta coisa por trás de uma simples marca que nós mal conseguimos enxergar ("mas apenas algumas cordas").
Ainda falta muita coisa pra Dilma conseguir, concordo com você e não será fácil.
Achei muito massa essa iniciativa pelo blog de tentar fazer essas idéias entrarem nas nossas cabeças, principalmente na cabeça desse público burguês egoísta.

Daniel Olinas disse...

Eu achei engraçada, eles queriam fazer uma propaganda que chamasse atenção, e conseguiram.
Deve ter um pouco da filosofia de "fale mal, mas fale de mim".
Estão fazendo tempestade num copo d'água.

Anônimo disse...

Independente da marca, isso não é propaganda a ser feita. A marca, no caso, Puma, atingiu seu objetivo: Chamar atenção do cliente. Em especial o jovem, com esse sentimento de rebeldia. Aliás, sou jovem e sei que mesmo que ninguém exponha sua opinião em relação ao consumo de marcas famosas, todos nós ao usarmos uma, nos destacamos! E isso é a base da desigualdade social! Eles conseguiram o que queriam: Falarmos sobre eles! Mas nós, diretamente - estudantes, professores, pais - ou indiretamente - o resto da população - vivemos num meio onde a educação é tudo! é base, é topo! Uma propaganda dessas não deve ser divulgada. Confesso que em relação à isso, a censura deveria ser imposta! Pois nós estamos neste meio da educação, sabemos o quanto é difícil ter um reconhecimento! E logo no Brasil, onde a situação é delicada. Crescendo! Mas ainda é delicada... E o tal ANÔNIMO, você estudou com Osvaldo, adquiriu conehcimentos com ele, ou seja, DEVE RESPEITO! Por mais que sua opinião seja distinta, deve respeito com ser humano e como PROFISSIONAL! E se ele fala corretamente ou usa produtos de marcas, ele não passa de uma pessoa correta! Ou agora falar errado é "certo"? Vivemos num mundo capitalista e querendo ou não QUALIDADE se paga CARO. é acho que já falei demais! Professor, tô contigo nessa! Cindy Cavalcanti

farley ramos disse...

que me perdoem os pseudo-revolucionários de plantão que estão lendo isso... mas na verdade o que acontece é que a crítica feita no post de osvaldo acaba soando como uma crítica à sociedade de consumo pós moderna, como já dizia um grande filósofo austríaco andré gorsz o consumo consome o homem... só que o que precisamos entender na verdade é a origem dessa apologia a um comportamento social típico de hooligans, o que acontece é que desde a onda mercantilista após a idade média a sociedade caminhou para o caminho das novidades e o que significa isso? quanto mais você compra maior poder você tem, logo você precisa comprar mais coisas o que gera nova produção... é tudo uma questão de poder... a crítica sim é válida como uma critica a uma bizonha propaganda elitista vendedora de ideais subracionais...mas na verdade quem lê e concorda ao invés de se achar diferente deve cuspir em seu próprio pé e se louvar de ser uma merda de cidadão de um sistema capitalista neo liberal pós moderno que transforma o homem num boneco social, uma simples marionete...um muppet, devemos refletir sobre todas as vezes que alimentamos marcas como essa que antes vendiam produtos e agora vendem idéias implicitas,e perceber tristonhamente que estamos presos como malditos hamsters encurralados nesse misto podre de desgraça e caos que a nossa e repito com ênfase:"nossa" sociedade, nós e nossos antepassados a fizemos assim e ela sempre continuará assim até o sistema ruir, enquanto isso nosso medo de tentar mudar alguma coisa sempre vai nos fazer perder pro consumismo... "viva nóis, indigentes que achamos que podemos mudar alguma coisa... infelizmente não podemos, mas apesar de saber da derrota que lutemos... não como vocês querem... paus e pedras quebram meus ossos mas são as palavras que me matam lentamente... espero que tenham entendido o recado... e pensem pois são vocês que alimentam essa hipocrisia social

× Sabrina Lucas × disse...

Olá, um amigo me mandou este post, achei muito interessante, abordei algo sobre educação no ultimo post do meu blog :) e então vi este aqui!

Concordo com você, mas o que me chama atenção não é o interesse real do publicitário ou não, pq afinal o interesse dele é vender - isso não muda - porém a forma pela qual ele faz, demonstra - no mínimo - a imagem que temos da educação neste país. E uma pena...não é uma imagem em vão.

Refletir, abordar o tema...é sem dúvidas importantíssimo! :)

Anônimo disse...

A Puma conseguiu o q queria
CHAMAR A ATENÇÃO do público
gostei do tênis ai da vitrine
show de bola

Anônimo disse...

Pois é! Não comprar uma marca não muda um quadro real. Censurar? Que retrocesso é esse meu povo? Falar é fácil. Mobiliza e muda alguma coisa, age. Palavras ao vento.

neurônio insólito disse...

Para os que estão postando obrigado pelas palavras.
Vamos continuar comentando .


obrigado pelos elogios e críticas sempre são bem vindas .

neurônio insólito disse...

Esqueci uma coisa , o post que escrevi é sobre educação , alguns anônimos não entenderam ( pode colocar o nome, queremos saber quem escreve os pensamentos , não fique oculto por medo!) ...normal . vamos continuar lendo. acho engraçado que alguns até aproveitam para falar o que pensam sobre mim , mesmo sem me conhecer...normal , fico rindo aqui ! e sobre o agir, como podem falar do que não possuem propriedade?
Aos meus Alunos e amigos ,é para vocês que escrevo e escreverei sempre .
Quem não gostar... fico triste , mas é só você não clicar no meu blog.

farley ramos disse...

que fique claro, não me referi ao agir com a intenção de dizer que isso tudo são palavras ao vento, não quis diminuir a intenção de descomercializar a marca referida, apenas quis dizer e volto a afirmar isso: o buraco é mais embaixo, não é só sobre a educação ou a visão de educação, não é sobre consumismo,é sobre a ideologia social que nos é emitida desde os primórdios do desenvolvimento tecnológico, cada compra cada ato pós moderno tem um ideal mercantilista e consumista por trás, volto a afirmar que é isso que gera a necessidade louca por poder que na nossa sociedade acaba sendo retratada em propagandas como essa e atos de vandalismo incitados por grandes às da televisão

neurônio insólito disse...

farley concordo plenamente com vc .... plenamente .

Cindy disse...

Quando me refiro à censura, me refiro à esse caso isoladamente! Falo em relação à expor algo, que não acrescenta em nada e mobiliza à certas opiniões negativas em quem tem uma personalidade fraca! No caso os pré-adolescentes, adolescentes que estão criando sua perspectiva de vida agora! Não quero motivar a censura nem algo do tipo, pois acho isso ridículo, numa sociedade livre como a nossa. Mas não falo nessa censura como algo que deve ser imposto agora, mas sim antes! BEEEEM antes, na base de tudo! Os problemas só acontecem quando se deixa passar quando eles aparecem. Esse assunto é muito polêmico. Há uma divergência muito grande. Respeito é tudo.

Cindy disse...

"Falar é fácil. Mobiliza e muda alguma coisa, age".

É...concordo! FALAR É FÁCIL, não é?

neurônio insólito disse...

concordo cindy, bem escrito ....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Antes de iniciar meu comentário gostaria de deixar aqui alguns links: o primeiro trata-se de um fato não noticiado muito interessante; http://eternoembate.blogspot.com/2010/07/18-de-junho-de-2010-noticia-publicada.html

o segundo trata-se de um doc sobre a rede globo de teleINFORMAÇÃO; http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038#

o terceiro é um outro doc que trata do direito humano à comunicação; http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=5756

Além desses links gostaria de indicar algumas leituras e filmes:

1- Artigo científico de Adelaide alves Dias, cujo título é "DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO AOS DIREITOS HUMANOS COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO";

2- "BABEL"- Filme que força profunda reflexão sobre nossos atos, os perigos latentes em cada ato e a (im)possibilidade de controle sobre eles;

3- Talvez o mais impactante seja esse doc, A CORPORAÇÃO. Deste não falo nada, apenas assistam.

Pode parecer que estou fugindo da discussão sobre educação, mas numa visão holística tudo vai se encaixar.


O processo histórico e social em que vivemos e ajudamos a reproduzir, é o do aprofundamento da desumanização do Homo sapiens. O humano tornou-se em um mero substantivo com valor infinitamente inferior a moeda menos valorizada no nosso sistema econômico Globalizado, enquanto o Homo sapiens não passa de uma mercadoria que produz mercadorias e lucros. A publicidade, assim como todas as outras técnicas comunicativas (pq não apenas informativas?)massivas são algumas das responsáveis por este processo demasiado desumano. Assistam "a história das coisas", vi ajudar nesse ponto.

Existem dois conceitos bem interessantes: Racionalidade Ética, que é o uso da razão em prol do bem comum, do justo, do correto, do valoroso; o outro conceito, Racionalidade Instrumental é compreendido como a utilização da razão para beneficio particular. Se preferir de uma forma bem mais direta, é toda e qualquer ação racional inescrupulosa que visa beneficio particular, embasada em argumentações sólidas e legítimas. Creio que esse segundo conceito retrata bem a ação da PUMA...


Sem mais delongas, gostaria de encerrar parafraseando o título do artigo indicado acima. A educação é um direito humano e a publicidade um direito burguês.

Quem aqui é burguês?

Ialy disse...

kkkkkkkkk
Nossa... acho engraçado p onde esse debate ta indo... é como se fosse um não compre PUMA! Definitivamente não gosto de consumir produtos de marcas grandes. Mas fico pensando por que? Essas impressas manipulam o pensamento das pessoas e viramos marionetes... mas e..? E o que vou fazer deixando de consumir? Vou procurar uma empresa menor... junto a minha alienação de eu n compro de impresas grandes... faço a impresa menor crescer e virar uma grande! o fato é.. com o capitalismo a gente ta na merda e vai continuar nela... n sei se outro sistema iria funcionar mas a sociedade e podre... pessoas nojentas preocupadas na sua satisfação pessoal que n estão nem ai p quem passa por necessidade. Eu mesmo consigo dormir todos os dias mesmo sabendo que tem alguem passando fome, morrendo por falta de medicamento o que seja. Agora basta uma coisa tão simples.. como n me dar bem numa prova... ou ficar preocupada se eu passaria no vestibular p me fazer n dormir...
Ser um ser pensante é uma droga. E ver que vc n passa de um pedaço de nada apodrecendo fisicamente e "psicologicamente" é desesperador.

Unknown disse...

Primeiramente: eu adoro esse blog!
Bom, para quem passsa desatento em frente a lja, não percebe o q de fato está escrito no cartaz, apenas passa despercebido, soando assim uma mensagem sublimar, se vc levar em conseideração o tamanho das letras impressas no cartaz em relação ao tamanho da vitrine, o q parece um monte de palavras juntas, sem sentido, impressas num cartaz de propaganda. Mas na realidade, quando vc para e olha o real da imagem, torna-se insultante aos nossos olhos e ao nosso censo crítico, pois num país onde a educação (entre outras coisas primordias) é precária, não podemos simplesmente sorrir e concordar com esta propaganda onde retrata q a educação é o q menos importa. Como assim? Toca fogo na puma!!!

Unknown disse...

UTÓPICO- CONCORDO COM O COMENTÁRIO DA PUMA, ISSO É UM MARKETING QUE / REFLETE UM PAIS DESACREDITADO, AONDE UM PRESIDENTE ANALFABETO QUE FOI CRIADO AS BASES DA CORRUPÇÃO E DINHEIRO SUJO ELEGEU OUTRA TERRORISTA QUE NÃO GANHARIA NEM PARA VEREADORA UM ANO ANTES DA LAVAGEM DA CABEÇA DOS OLIGOFRÊNICOS, ADOREI O COMENTÁRIO E A CONFIANÇA COLOCADA NAS PALAVRAS DA PRESIDENTE OU PRESIDENTA COMO ELA FALA PARA FICAR BONITO PARA NÓS BRASILEIROS ENTENDERMOS QUE É UMA MULHER NO PODER KKK.PARA QUE TANTO SENTIMENTALISMO QUANTO A EDUCAÇÃO , TODO MUNDO TÁ ENTRANDO NA FACULDADE,SERÁ QUE PROPAGANDAS ASSIM SERIAM POSTADAS EM PAISES SÉRIOS? SOMOS O BRASIL DO ENEM, DAS ELEIÇÕES ,DAS COTAS, DO MENSALÃO... SOMOS LESADOS A TODO MOMENTO SEM DIREITO DE JUSTIÇA SÉRIA, DE UM GRUPO DE MINISTROS HONESTOS- ADOREI A VOLTA DO PALOCCI, TEM VÁRIOS EXEMPLOS... FOI LINDO KKK PARABÉNS BRASIL... PARABÉNS PT , HÁÁÁ E PARABÉNS TAMBÉM POR ACREDITAR NAS PALAVRAS DA DILMA PROFESSOR KKK
RESUMINDO- A PROPAGANDA ESTÁ NO LUGAR CERTO, SOMOS TRATADOS DE ACORDO COM O NOSSO NÍVEL DE DISCERNIMENTO DO CERTO E DO ERRADO...

neurônio insólito disse...

complicado ...sei o quanto é complicado falar para uma nação desacreditada , não dotada de crítica , e os poucos que criticam , apenas criticam ... e só ... esse post é pouco para falar da situação da presidenta e do PT , mas acredito sim que isso pode mudar , eu e outros profs , outros da população tentam mudar esse quadro ... enfim acredito !