07 março, 2011

CINEMA AMERICANO, UMA DECEPÇÃO COMUM

Depois de algum tempo fui rendido pelo cinema americano comum, não vejo muito cinema americano por vários motivos por todos conhecidos, enfim, vi o trailer do filme “Desconhecido”, um filme comum com,com facas , tiros, batidas, perseguições, enfim , um filme comum. O que me chamou a atenção foi o roteiro , um cientista em busca de sua identidade verdadeira após um acidente de carro, o cientista da área de biotecnologia ( assunto não tão explorado no cinema) onde estava em jogo uma espécie de transgênica de milho. vi o filme todo.Ao sair do cinema fui tomado pela decepção, e reafirmei a minha pouca vontade pelo cinema-Americano-capitalista-senso-comum.

O filme que poderia ser ótimo foi transformado em um discurso pró utilização de transgênicos, onde uma “tal espécie de milho” resistente a seca e a pragas iria resolver de maneira mirabolante o problema da fome, o pequeno detalhe é que a patente do tal milho seria aberta e divulgada para utilização mundial, tudo isso financiado por árabes . Parando e pensando um pouco , todo o roteiro foi montado para que o cidadão comum que frequenta o cinema fosse imbuído de “pensamentos” pró utilização aberta dos OGMs. Sabemos que os OGMs não resolvem o problema da fome , visto que a fome em sua expressão maior é de ordem econômica, também sabemos que uma nova espécie quando introduzida na natureza pode se sobrepor a espécies originais desequilibrando as naturais cadeias alimentares, e por fim os árabes e os americanos juntos resolvendo o problema da fome! Não vi no filme em momento algum menções verdadeiras na corrida biotecnológica, onde países abrem suas portas ao capital dominador e excludente , em parte financiado por empresas como Monsanto.

Fico decepcionado com a sétima arte que não mais é sétima arte, e sim mais um veículo claro e translúcido de mídia, poder e dominação . Resta aos amantes da verdadeira arte cinematográfica ficarem de olhos bem abertos , mentes afiadas para compreender o verdadeiro sentido das coisas. O filme então decepcionante vai de encontro com todo o discurso mundial contra os OGMs.
Afirmo que o que faltava para não ver mais o comum cinema americano chegou.

Nenhum comentário: